Joatinga, uma bela praia no Rio de Janeiro, é super exclusiva e um excelente achado para quem busca tranquilidade e um mar lindo à sua disposição. A praia é bem pequena (300m) e o recomendado é chegar cedo para conseguir estacionar próximo e já garantir o seu lugar ao sol!

Nós fomos no final do ano de 2015 e mesmo com a multidão que se hospeda no Rio de Janeiro para celebrar a chegada do ano novo, nos surpreendemos com a pouca quantidade de pessoas na praia, se bobear não havia nem 40 pessoas. Tranquilamente nos acomodamos na areia e ainda conseguimos mergulhar juntos, deixando nossos pertences na cadeira. Claro que não é algo que costumamos fazer no Brasil, mas a praia nos trouxe uma sensação tão segura que parecia desperdício não arriscar. Lógico que a cada mergulho juntos, ficávamos de olho nas nossas coisas e no fim deu tudo certo nessa linda praia no Rio de Janeiro!

Joatinga, uma bela praia no Rio de Janeiro

Como chegar:

A praia da Joatinga fica entre São Conrado e Barra da Tijuca. Fica dentro de um condomínio fechado no bairro do Joá, porém, o acesso é livre para todos, de carro, bike, carona ou ônibus. Para chegar à praia é preciso fazer uma pequena trilha íngreme com algumas pedras. Não é nada demais, mas requer um pequeno esforço físico. A ida é bem tranquila, mas a volta é mais cansativa. Vimos muita gente parando no meio do caminho para recuperar fôlego, inclusive nós (risos).

De ônibus:

Algumas linhas de ônibus passam em frente ao condomínio que dá acesso à praia, como a linha 557 e 332. É uma pequena caminhada (15 minutos em média), mas vale a pena para conhecer essa praia no Rio de Janeiro!

De carro:

Existem duas formas de chegar até lá: uma é subindo pela Barra da Tijuca e outra é por São Conrado, ambas utilizando a Estrada do Joá. A entrada do condomínio fica na rua Pascoal Segreto. O acesso até a praia fica na rua Sargento José da Silva. Muita gente falou que era tipo missão impossível estacionar próximo da praia. Nós fomos a pé todos os dias, mas vimos algumas vagas disponíveis por lá… Algumas não tão perto e outras mais próximas, independente do horário.

A praia

Aproveite o caminho da trilha até o mar para tirar bastante foto e apreciar a paisagem. A vista é umas das mais lindas que já vimos no Brasil e nos traz uma baita tranquilidade. Chegamos a passar algumas horas em uma das pedras olhando o mar do mirante! Mas tome cuidado para não se assustar ou machucar alguns animais. Como a praia não possui tanta circulação e tem bastante verde, existem algumas espécies animais preservadas nessa praia no Rio de Janeiro. Nós, por exemplo, encontramos pelo caminho alguns deles, como sagui e vários calangos.

Joatinga, uma bela praia no Rio de Janeiro

O mar é azulzinho, limpíssimo, areia fina e fofa. E também não é tão calmo, dependendo do dia as ondas ficam maiores e é possível praticar surfe e bodyboard.

O público é mais jovem, mas varia bastante com relação ao grupo. Vimos famílias, amigos, casais e praticantes de esportes de uma forma geral (surfe, bodyboard, frescobol, futebol, etc).

Uma dica é ficar atento a maré. Quando está alta, ela cobre quase toda a faixa de areia. Então, antes de iniciar a trilha, dê uma olhada rápida no mirante pra ver se realmente tem faixa de areia suficiente para ficar por lá. Quando a maré está cheia só dá pra ficar nas pedras e não é muito confortável para relaxar e tomar sol.

Joatinga, uma bela praia no Rio de Janeiro

Infraestrutura

A praia não possui muita infraestrutura. Quando fomos, tinha apenas uma barraca disponível para bebidas e comidas, que também oferecia cadeira e guarda-sol (cada cadeira por R$ 10,00 e o guarda-sol por R$30,00, independente do que você fosse consumir, mas ouvi falar que não é sempre que tem barraca por lá). Como dica, é bacana levar seu próprio guarda-sol, canga e cadeira, assim você não corre o risco de não ter nenhum local disponível que ofereça o serviço. Ah, e leve o seu saquinho para guardar seu lixinho e jogar no lixo que tem próximo ao estacionamento.

Onde ficamos

Na virada do ano de 2015 para 2016 tivemos a oportunidade de nos hospedar dentro do condomínio que está a Praia de Joatinga. A casa foi reservada com um ótimo preço pelo site Airbnb. A Praia de Joatinga ficava a 15 minutos a pé. Fomos muito bem recepcionados nessa praia no Rio de Janeiro pelo casal Martin e Letícia. Eles são ótimos anfitriões. Caso tenha interesse nessa mesma hospedagem, segue o link via Airbnb: https://www.airbnb.com.br/rooms/5115403. Viajar pelo Airbnb é uma ótima opção. Não deixe de conferir!

Thiago Campos é jornalista. Lívia Duccini é psicóloga. Sonhadores e curiosos, são apaixonados por viagens, gastronomia, escrever e pela simplicidade dos pequenos momentos. Acreditam em um mundo melhor, onde as pessoas possam trabalhar com o que amam e realizar os seus sonhos.
Gostou? Compartilhe!Share on Facebook386Tweet about this on TwitterGoogle+0