Com a alta do dólar registrada nos últimos meses, Buenos Aires ganhou ainda mais força entre os brasileiros apaixonados por viagem, assim como nós. O roteiro até a capital da Argentina se tornou uma excelente opção para sair da zona de conforto. E quem não tem muito tempo para conhecer a terra dos ‘hermanos’ não pode deixar de fazer o ‘bom e velho’ city tour. Mas muitos não falam espanhol e deixam de conhecer o lado rico e histórico da cidade. E agora, o que fazer? Simples. Faça o city tour de Buenos Aires em português!

Nós (Thiago e Lívia) fomos a Buenos Aires no último mês de abril, no Feriado de Tiradentes. Foi uma viagem de apenas quatro dias, mas que valeu muito a pena. Além da oportunidade de estar em um lugar onde nunca estivemos antes, a nossa ‘aventura’ aconteceu em família, com os pais e o sobrinho do Thi. Uma experiência incrível.

Buenos Aires - City Tour em Português

O tempo em solo argentino era muito pouco. Portanto, a gente precisava aproveitar cada minuto. Pensando nisso, o City Tour foi logo a primeira opção. Mas o nosso espanhol não é lá essas coisas e os pais do Thi também entendem muito pouco. A gente precisava encontrar uma solução. Foi então que, mergulhado em sites e blogs durante dias, descobrimos o Alejandro, o guia turístico que iria nos conduzir em nosso aguardado City Tour de Buenos Aires em português e também nos translados do aroporto para o hotel e vice versa. Vale lembrar que o Alejandro é argentino, mas se comunica bem devagar, fala várias palavras em português e dá para entender perfeitamente.

Assim que chegamos ao aeroporto, lá estava o Alejandro com uma plaquinha com o nosso nome e pronto para nos levarmos ao hotel. Já era tarde, em torno de meia noite e logo no dia seguinte já faríamos o primeiro passeio da viagem com o Alejando, que seria o city tour de Buenos Aires em português.

No dia seguinte, Alejandro nos buscou no horário combinado e já partimos para o passeio. Nossa primeira parada foi na Flor Generalis, onde o guia nos contou um pouco da história e tiramos várias fotos. A escultura que é uma enorme flor metálica se situa acima de um espelho de água, pesa 18 toneladas e possui 20 metros de altura, é gigante! Fica na Plaza de las Naciones Unidas, no bairro Recoleta, ao lado da Faculdade de Direito.

Flor Generales - Faça o city tour de Buenos Aires em português!

Em Palermo, passamos pelo Parque Três Defebrero / Bosques do Palermo, que entre as atrações localizadas no parque e arredores estão o Rosedal, Jardim japonês, planetário, zoologico, jardim botanico, entre outros.

Passamos por alguns bairros e chegamos ao cemitério da Recoleta, que parece até um museu a céu aberto, há inúmeras obras de arte espalhadas pelo cemitério e há algumas pessoas famosas enterradas, como Eva Peron (Evita).

De lá fomos para La Boca e Carminito. Em La Boca passamos pelo estádio Alberto José Armando, o famoso La Bombonera. Não pudemos fazer o tour no estádio, pois teria jogo no mesmo dia e tinham várias ruas fechadas. Caso você se interesse em conhecer o interior do estádio, fique atento para evitar os dias de jogos.

As ruas são interessantes e coloridas, mas é bom ficar atento, pois várias pessoas nos informam que  região está perigosa e não nos sentimos muito seguros. Nos alertaram que nem pensar ir pra lá depois das 17h00.

Na área em que está o Carminito passava uma antiga linha do trem. Em 1928, a ferrovia fechou e o local ficou abandonado. Em 1950, tudo mudou  graças a um pintor que antigamente morou pelas redondezas, Quinquela Martin, que junto com outros amigos, mudou a cara do bairro com pinturas, esculturas e desenhos.

O Carminito é repleto de casas coloridas, as famosas conventillos (cortiços), casas típicas dos imigrantes genovês no final do século XIX. As casas são pintadas de várias cores, porque utilizavam resto que sobravam das pinturas dos barcos no porto da cidade.

Por lá, há varias lojinhas, de souvenirs, de artesanato, roupas de times de futebol e vários restaurantes (que não são baratos), dependendo do dia que você for, pode se surprender com algumas pessoas dançando tango na rua. Há também um sósia do Maradona perlambulando por lá e alguns dançarinos de tango. Cuidado, que caso opte em tirar fotos com eles, terá que desembolsar uns trocados.

Finalizamos o tour com uma passada pelo Obelisco e Casa Rosada.

Casa Rosada - Faça o city tour de Buenos Aires em português

A Casa Rosada é uma belíssima construção histórica que é a sede do Governo Federal, de frente para a praça de Maio. Também é possível realizar uma visita guiada gratuita, que acontecem nos finais de semana e feriados. Já o Obelisco é o grande símbolo da cidade, é um monumento histórico erguido em comemoração aos quarto centenário da cidade.

Importante lembrar que nós fechamos apenas o city tour e os translados, porém, o Alejandro tem outros passeios também, como Zoo Lujan, Tangos (ingresso + translado), passeio do Rio Tigre, inclusive Mendoza e até passeio para Montevideo, se você tiver alguns dias a mais.

Para nós, o city tour com o Alejandro valeu muito a pena. Era preciso otimizar o tempo e as distâncias para conhecer o maior número de pontos turísticos possíveis dentro de quatro dias.

Seguem os contatos do Alejandro (Turismo en Buenos Aires):

Facebook: @Turismo-en-Buenos-Aires-Alejandro

Telefone: +54 9 11 6727-6510

Thiago Campos é jornalista. Lívia Duccini é psicóloga. Sonhadores e curiosos, são apaixonados por viagens, gastronomia, escrever e pela simplicidade dos pequenos momentos. Acreditam em um mundo melhor, onde as pessoas possam trabalhar com o que amam e realizar os seus sonhos.
Gostou? Compartilhe!Share on Facebook111Tweet about this on TwitterGoogle+0