Destaque é o desafio de qualquer empreendedor. Em um universo repleto de empresas, iniciativas e boas ideias, é preciso alinhar o conhecimento necessário para fazer com que as pessoas cheguem até o seu negócio. Veja como criar um projeto de destaque hoje mesmo – passo a passo:

Como criar um projeto de destaque hoje mesmo

1) Estabeleça um plano de negócios

O primeiro passo, é colocar no papel, de forma estruturada, tudo aquilo que pretende desenvolver: Que tipo de projeto pretende montar? Qual é a proposta? Qual tipo de negócio? Qual o nicho? Quem é o público-alvo? Quais são os produtos? Qual será o nome ou a identidade? Quais as filosofias que o estruturam (missão, valores, visão, etc.)? Qual a verdadeira causa? A quem impacta? Quem são os seus principais concorrentes e o que eles andam fazendo? Por que o seu negócio é diferente de qualquer outro que há no mercado (vantagens, competências, diferenciais, inovação, etc.)? Quais os desafios que pretende enfrentar? Quais os recursos necessários para que o seu projeto funcione (físicos e humanos)? Quais são os seus parceiros, (ou investidores, fornecedores, etc.)? Enfim, como criar um projeto de destaque? Estas são apenas algumas questões introdutórias para você criar um plano de negócios – há muitos modelos distintos. Ele é um roteiro que determinará as suas ações em médio, curto e longo prazos. Lembre-se que no Brasil boa parte das empresas fecham em menos de um ano justamente por falta de planejamento.

2) Crie uma identidade

É importante criar uma identidade para você deixar sua marca e fazer a diferença. É a forma como ficará conhecido no mercado. Para isso, é importante estabelecer um planejamento estratégico. A identidade precisa ser concisa não apenas visualmente – a forma como seu projeto irá interagir com o público é muito importante. Crie um conceito geral que seja válido com os seus propósitos e fácil de compreender.

3) Comunique-se

O cliente pode lhe ensinar muito sobre a sua empresa e sobre as preferências dele mesmo. Aprenda com o seu público e esteja disponível para ouvi-lo e interagir com ele. Em plena era da informação, a empresa que não se comunica de forma eficaz, não segue em frente. Se você é um empreendedor virtual, a comunicação é ainda mais necessária. Crie formas de interagir com o seu público para ganhar destaque: redes sociais, blog, promoções culturais, newsletter, SAC, etc. A forma como o cliente será atendido poderá render novos clientes por indicação.

4) Inove

Não tem como empreender e criar um projeto de destaque sem inovar. Busque criar um negócio que se diferencie dos demais por ter uma proposta inovadora. Busque sair da zona de conforto e pensar em oferecer às pessoas aquilo que elas nem sabiam que precisariam.

5) Aposte na segmentação

Uma forma se destacar é optar por um nicho. Segmentar um negócio significa escolher um público bem definido e criar soluções específicas para este público. Há mais chances de se destacar se você definir bem o modo como e onde irá atuar. Desta forma, você poderá ter uma perspectiva de mercado ainda não explorados. Mas cuidado para não se fechar demais e criar o nicho do nicho. Procure o melhor caminho de como criar um projeto ideal.

6) Persistência

Tenha paciência. Criar uma marca e se tornar referência pode levar um tempo. Por mais inovador que seja seu projeto e dedicação que você tenha, é preciso ter os pés no chão até o seu projeto alavancar. Já dizia Woody Allen: “90% do sucesso de baseia simplesmente no ato de insistir”.

E você!? Busca se superar todos os dias e mobilizar todos os recursos necessários para transformar o seu projeto em realidade? Ou alavancar o seu projeto já existente?

Thiago Campos é jornalista. Lívia Duccini é psicóloga. Sonhadores e curiosos, são apaixonados por viagens, gastronomia, escrever e pela simplicidade dos pequenos momentos. Acreditam em um mundo melhor, onde as pessoas possam trabalhar com o que amam e realizar os seus sonhos.
Gostou? Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on TwitterGoogle+0