“Toda receita propicia uma nova descoberta e cada ingrediente pode resultar em um novo rumo. Na maioria das vezes, os erros favorecem as criações mais inesperadas. Com humildade, um coração tranquilo e uma mente aberta, a cada dia é possível aprimorar conceitos e reinventar sabores.” A frase da chef internacional Marina de Carvalho Mendes retrata exatamente o nosso sentimento na cozinha.

Adoramos sair da rotina e conhecer lugares novos. Mas nos últimos meses resolvemos inovar e adquirir o hábito de cozinhar em casa. Inúmeros fatores nos levaram a isso: aprender novos pratos, aproveitar mais a nossa casa, fazer algo diferente e, principalmente, economizar uma graninha.

Não imaginávamos que a experiência seria tão divertida. Pensando nisso, o Zona de Desconforto elaborou 8 motivos para você gostar de cozinhar e descobrir que a gastronomia vai além do simples prazer de degustar um prato.

Imagem destaca como é cozinhar em casa1 – Sair da zona de conforto

Geralmente as pessoas optam pelo mais fácil e prático. Isso acontece com quem mora ou está sozinho, um casal e até mesmo uma família ou com amigos. É preciso tirar da cabeça que cozinhar é trabalhoso e cansativo. Hoje é muito mais fácil ter acesso à receitas, desde os pratos mais simples até os mais sofisticados, por meio de vídeos, blogs, redes sociais, revistas e programas de televisão. Existem até algumas startups relacionadas ao mundo da gastronomia para facilitar o processo de cozinhar em casa. Um exemplo é o Cheftime, que tem como missão resgatar a experiência maravilhosa que é cozinhar. O cliente faz um cadastro no site, escolhe a sua receita e recebe em casa os produtos pré-cozidos. Fácil, não?

O mais legal de cozinhar em casa é que você consegue sair da rotina de uma forma muito simples e só depende da sua disposição e criatividade. Até os pratos que você está acostumado a fazer ou aqueles que já vêm semi-prontos podem ganhar um toque de originalidade. Não existem mais desculpas para continuar na sua zona de conforto (rotina) e evitar a sua cozinha.

2 – Instiga a criatividade

Como citado no tópico anterior, hoje você encontra muita facilidade de informação nos meios de comunicação para se arriscar na cozinha. E mesmo seguindo passo a passo de um menu, o toque especial do prato será sempre seu.

Você não precisa ser um chef de cozinha renomado para elaborar um prato sofisticado e criativo. Já pensou em inovar na cozinha? Que tal cozinhar algo que nunca fez antes? Que tal comer algo pela primeira vez? E o melhor, feito por você.

3 – É estimulante

Tem coisa mais legal que presentear alguém por algo feito por você? Ou então receber os amigos ou sua família para um jantar que você se prontificou em fazer? E, de quebra, ganhar alguns elogios? Não tem preço!

Cozinhar é uma habilidade que precisa ser praticada. Claro que o alho vai queimar algumas vezes e nem sempre o arroz não vai ficar do jeito que você imaginou. Isso certamente já aconteceu também com os chefs mais renomados do mundo. O importante é cozinhar. Um prato feito pelas suas próprias mãos servirá de estímulo para novas aventuras na cozinha. Talvez não perceba isso logo de cara, mas com o tempo você vai aprimorar as suas habilidades e a sensação de satisfação vai aumentar a cada dia. Só não pode ter preguiça!

Cozinhar em casa4 – Divertido

É um bom momento com pessoas que você gosta. Um almoço ou um jantar se torna muito mais divertido quando você resolve juntar seus amigos e/ou familiares para colocar a mão na massa. Já imaginou sair da rotina e levar os seus filhos para cozinhar com você? Além de divertido, pode ser educativo. A ideia é descontrair, socializar e compartilhar aprendizados. A diversão certamente é um grande motivo para cozinhar em casa.

5 – Terapêutico

Já percebeu que o tempo na cozinha passa voando? Concentrar-se em uma atividade manual que exige certo cuidado ajuda a distrair as tensões do dia e também a relaxar. Para intensificar ainda mais essa sensação, você pode colocar uma música, um aperitivo para comer enquanto cozinha e até uma taça de vinho. Isso tudo, sozinho ou até mesmo acompanhado.

6 – Comer melhor

Ao cozinhar em casa, você se torna mais seletivo na compra dos ingredientes e na elaboração do menu. É a oportunidade de aprender um pouco mais da culinária saudável e fugir daquelas opções práticas e rápidas que encontramos nas ruas e que nem sempre oferecem um valor nutritivo adequado. Pense nisso!

Cozinhar em casa7 – Independência

Você se torna mais auto-suficiente. Imagine não depender de ninguém para se alimentar. É prazeroso e gratificante saber que você é capaz de preparar uma refeição satisfatória. E se você ainda não sabe cozinhar, vai se surpreender com o quanto é bom ser capaz de produzir refeições saborosas com ingredientes básicos em curto tempo.

8 – Economizar

Não é sempre que podemos sair para comer e beber fora. Quando a grana anda curta, cozinhar em casa se torna uma opção ainda melhor e que cabe no bolso de forma justa. O dinheiro gasto certamente será menor do que a conta naquele bom restaurante e geralmente os ingredientes comprados sobram para uma próxima refeição. Sem contar o alto valor cobrado muitas das vezes nas bebidas, principalmente alcoólicas e sucos naturais. Aproveite e boa diversão na sua cozinha!!!

Thiago Campos é jornalista. Lívia Duccini é psicóloga. Sonhadores e curiosos, são apaixonados por viagens, gastronomia, escrever e pela simplicidade dos pequenos momentos. Acreditam em um mundo melhor, onde as pessoas possam trabalhar com o que amam e realizar os seus sonhos.
Gostou? Compartilhe!Share on Facebook109Tweet about this on TwitterGoogle+0