“Aja como se o que você faz fizesse a diferença. E faça.” (William James). Determine o que te faz feliz e te dá senso de propósito e o viva, ainda que isso signifique buscar uma cura para o câncer ou mesmo procurar o brinquedo favorito do seu filho pela décima quinta vez no mesmo dia. Jogue conforme suas regras, e a de mais ninguém.  Já pensou em fazer uma grande diferença no dia de alguém?

Se você não está fazendo algo grande, então você não está fazendo a diferença. Errado. Sigmund Freud e Tim Berners-Lee fizeram contribuições importantes para o mundo, mas nossa sociedade também evolui quando pais educam bem seus filhos, e professores inspiram estudantes a utilizar seus talentos e a superar obstáculos.

Tenha você grandes planos ou não, acredito que é importante agir pequeno todos os dias – ainda que você mantenha sua visão em um grande objetivo. As pequenas coisas fazem a diferença, tanto para nós, quanto para as pessoas que ajudamos. Cada uma destas pequenas ações fará uma diferença significativa na vida de alguém, e, assim espero, vai te preencher com alegria e satisfação:

5 maneiras de fazer uma grande diferença no dia de alguém1. Converse com uma pessoa idosa que está ao seu lado (seja no metrô, no ônibus, na fila do mercado)

Pergunte-lhe sobre sua vida, seus filhos, o trabalho que ele fazia antes de se aposentar.
É triste saber que muitos idosos são isolados da sociedade, e algumas vezes das suas famílias, se eles as têm. Eles almejam interações e oportunidades para compartilhar suas paixões, memórias e sabedoria.

Você vai se surpreender com o que receberá quando oferecer esse presente. Mas o mais importante é que você dará algo pequeno, mas poderoso a alguém que já proporcionou muito ao mundo.

2. Encontre um blog sobre um assunto que você goste – algum que não tenha muitos comentários – e entre numa conversa.

Existem cerca de 100 milhões de blogs na internet, tratando dos mais variados temas. Muitos desses blogueiros não se importam com receitas de publicidade ou formação de opinião. Eles só querem compartilhar suas paixões e, quem sabe, interagir com outras pessoas. Seu comentário construtivo pode iluminar o dia deles e reforçar que as pessoas realmente lêem o que eles escrevem. É sim uma maneira de fazer uma grande diferença no dia de alguém.

3. Pergunte a algum desabrigado se existe alguém para quem você possa ligar por ele.

Muitos desabrigados se desvincularam de suas famílias, especialmente os mais jovens. Talvez eles sejam muito orgulhosos para pedir ajuda, ou tenham medo de que as pessoas que eles amam não sejam compreensivas com seus apelos.

Esses sentimentos de orgulho, ou medo, podem ser os maiores erros de suas vidas, e você pode ajudá-los a superar isso. Se eles não quiserem sua ajuda ou se não tiverem a quem ligar, então apenas dê um pouco de sua atenção. Talvez, ao contar sua história, ele encontre a força necessária para buscar ajuda.

4. Mostre a uma pessoa cética que ela está errada.

Existem muitas pessoas por aí que acreditam que as pessoas são basicamente egoístas, que ninguém faz nada apenas por solidariedade ou gentileza.

Faça algo completamente altruísta para essa pessoa. Isso talvez não mude sua filosofia de vida, mas provavelmente irá desafiá-la. Você nunca sabe quando uma simples gentileza vai amenizar a raiva ou a dor que alguém está sentindo.

5. Pergunte a alguém próximo: “Há algo que eu possa fazer por você hoje?”

É uma questão simples, mas eu descobri que ela pode fazer uma diferença significativa. Como resultado direto da pergunta, eu editei o currículo de um veterano de faculdade, apresentei uma pessoa ao seu próximo chefe, e ajudei um novo amigo a intitular um site que ele começou mês passado.

Às vezes a melhor maneira de fazer a diferença é abrir seu coração e ser um amigo, não importa o que isso signifique para a pessoa que precisa de um. As atitudes mais significativas frequentemente são aquelas que fazemos sem nenhuma expectativa.

Nós temos um profundo poder quando emprestamos um ouvido, uma mão, ou um ato de gentileza. Pessoas se importam. É isto que dá sentido à vida: as pessoas que tocam nossas vidas e as pessoas cujas vidas tocamos.

E você, o que fez de bom pra você e para outra pessoa hoje?

Fonte de inspiração: Tiny Buddha.

Lori Deschene é americana de Revere, cidade localizada no condado de Suffolk, estado de Massachusetts, nos Estados Unidos. É fundadora do site Tiny Buddha e autora da série de eBooks Tiny Sabedoria, Guia Tiny Buddha do Amor Próprio e Tiny Buddha: Sabedoria Simples para Perguntas Difíceis da Vida. Também é co-fundadora do site Recrie a Sua História de Vida e criadora do eCourse que ajuda você a mudar a sua vida. Acredita que a busca pela felicidade tem que ser primordial na vida de qualquer pessoa.
Gostou? Compartilhe!Share on Facebook73Tweet about this on TwitterGoogle+0