Quer ficar milionário aos 30 anos? O caminho é árduo, mas não impossível. Existem algumas oportunidades espalhadas por aí e que podem ser exploradas por você com muita pesquisa, inteligência, estudo e dedicação. Confira agora 5 dicas sobre como ficar milionário antes dos 35 anos.

como ficar milionário

Cuide primeiramente da sua saúde financeira

Não tem como ficar milionário sem antes ajustar a sua vida financeira. Não é por que o país passa por maus momentos que você deve se ater mais ao planejamento financeiro. É claro que ele é importante neste contexto, mas deve ser feito continuamente. Afinal, qualquer pessoa pode passar por uma crise pessoal independente da economia do país. É certo também que as suas expectativas financeiras têm a ver com a movimentação econômica como um todo. Desta forma, quando for escolher as melhores estratégias para você, pense em algo pleno, que traga vantagens em longo prazo.

O primeiro passo para o planejamento financeiro é documentar a sua realidade – colocar no papel (ou na planilha) toda a sua vida financeira – ou criar um orçamento familiar. Desta forma, terá uma perspectiva melhor da realidade e melhores dados para a tomada de decisão.

Uma forma de alavancar o seu planejamento financeiro é evitar gastos desnecessários. Compras por impulso são como um bolso furado: você não será capaz de controlar os seus ganhos se eles se esgotam antes mesmo de chegar à sua planilha.

Melhorar a vida financeira é algo que exige muitas vezes cortar algumas despesas, mesmo que estas fazem a sua vida mais confortável. Trocar o carro por um modelo mais econômico, comprar itens apenas necessários para a casa, optar por opções de lazer mais baratas ou gratuitas, verificar serviços de saúde mais em conta – tudo isso são exemplos do que você pode fazer para que o saldo fique positivo no final do mês. Lembre-se de que é uma experiência momentânea, você não precisa se abster das coisas que gosta para sempre.

• Aumente a sua renda

Pense: o seu salário é compatível ao que você faz? Há chance de negociação? Caso isso não seja possível, talvez seja necessário buscar fontes alternativas de renda. É difícil dizer que se deve abandonar um emprego seguro por outro em tempos de crise. Mas considere investigar outras oportunidades no mercado antes mesmo de tomar a decisão. Veja também melhores oportunidades na sua empresa, em outras funções. No tempo livre, caso o tenha, poderá desenvolver um hobby ou uma atividade alternativa e de qualidade que ajude no orçamento. Muitas pessoas começam um negócio próprio desta forma.

Uma estratégia interessante sobre como ficar milionário é aumentar a sua renda progressivamente, com um plano de metas semanais – assim, fica mais fácil atingir aos poucos os seus objetivos. Se hoje você tem uma renda mensal de R$ 2.000,00, por exemplo, analise em quanto tempo levaria para você ter uma renda de R$ 10.000,00, e o que precisaria fazer (em detalhes) para isso. Liste os recursos necessários e como alcançá-los. Reavalie o seu planejamento sempre que necessário. Depois, analise onde está no momento e o que falta para chegar a um milhão até os 35 anos. Quanto menos idade você tem, melhor, obviamente.

Aplique o seu dinheiro

De nada adianta você melhorar a sua renda se você não estabelece meios de aplicá-la e fazer render o seu dinheiro. A escolha das aplicações e investimentos é algo muito pessoal – além de verificar os mais rentáveis, é preciso estabelecer aqueles com que você tenha mais afinidade. Lembre-se que a economia deve ser constante, com um valor significativo (que não ultrapasse os seus custos necessários e pessoais) e tenha foco em longo prazo.

como ficar milionário

• Tenha foco no dinheiro

É claro que dinheiro não é tudo na vida. Mas se o seu objetivo é ter dinheiro e ser milionário antes dos 35 anos, é importante ter foco no assunto. Busque compreender o comportamento das pessoas que ficaram ricas trabalhando – como pensavam, como agiam, o que fizeram, etc. Compreenda melhor a dinâmica do mercado. Esteja sempre atento às oscilações e oportunidades. Crie um networking com pessoas com o mesmo propósito – mas tome cuidado para não ser oportunista e utilitarista, pois ninguém gosta disso. Desenvolva os seus talentos e competências – a ajuda de um Coach pode alavancar o seu desenvolvimento pessoal com foco no dinheiro.

• Pense positivamente e sem limites

Ninguém ficou milionário trabalhando sem pensar grande. Ou seja, para ter um alto padrão de vida, é preciso pensar alto e criar bons hábitos para que isso se realize. Lembre-se de que não há escassez no mundo, e sim, pessoas que pensam dentro de sua zona de conforto. Procure oportunidades. A internet mesmo, por exemplo, oferece opções para um novo aprendizado e quem você não encontra a sua chance para empreender. Pesquise, busque, estude, planeje e faça.

Thiago Campos é jornalista. Lívia Duccini é psicóloga. Sonhadores e curiosos, são apaixonados por viagens, gastronomia, escrever e pela simplicidade dos pequenos momentos. Acreditam em um mundo melhor, onde as pessoas possam trabalhar com o que amam e realizar os seus sonhos.
Gostou? Compartilhe!Share on Facebook83Tweet about this on TwitterGoogle+0