No comecinho de janeiro de 2015 tivemos a oportunidade de conhecer três praias no Guarujá, na região metropolitana da Baixada Santista, no litoral paulista, que nem imaginávamos que existiam!

As três praias ficam dentro de um condomínio fechado, chamado Iporanga. O acesso é limitado a uma quantidade específica de carros (média de 110 carros por dia) para garantir a preservação do meio ambiente. Então, o recomendado é chegar cedo para garantir o seu lugar ao sol, já que o acesso é feito por ordem de chegada.

Para quem gosta de natureza, sossego e privacidade, é o destino certo: cercado de mata atlântica, estacionamento gratuito e ar puro!

- Praia São Pedro: a nossa preferida, totalmente paradisíaca! Areia fofa, branca e fina (até canta), temperatura agradável do mar, tranquila, extensa (1.290 metros aproximadamente) e segura! Quando fomos, deixamos nossas mochilas na areia e ficamos o tempo todo no mar! E de quebra encontramos vários siris pela praia (o que demonstra mais ainda preservação).

Praia São Pedro

- Praia de Iporanga: mais cheia que as outras duas praias por conta da cachoeira artificial que existe no local! A cachoeira é feita por uma estrutura de pedra que traz a água do rio para se juntar com a água do mar. É perfeito para quem não gosta de voltar para a casa com o sal do mar no corpo ou para aqueles que vão com crianças! É um pouco menor que a de São Pedro, conta com aproximadamente 700 metros.

No dia que fomos conhecer a praia de Iporanga, tivemos que esperar 30 minutinhos na fila de carros do lado de fora do condomínio. Valeu a pena pela vista das pedras que ficam no canto esquerdo da praia, já que a cachoeira estava cheia e o dia estava um pouco nublado para praia.

Praia Iporanga

- Praia das Conchas: a menorzinha, conta com apenas 150 metros de extensão! A areia é mais grossa e super fofa. O que mais gostamos é a ausência de tantas ondas no canto esquerdo, parece até uma piscina natural. É uma boa pedida para quem busca tranquilidade!

Praia das Conchas

Dicas:

- Não se esqueça de levar seus itens de consumo, já que essas três praias no Guarujá não contam com ambulantes e nem quiosques. Não deixe também de levar sacolas plásticas para guardar o seu lixinho.

- Cuidado com o trânsito nos feriados e finais de semanas! Um dos dias que fomos para as praias do condomínio, estávamos em Santos e levamos cerca de 2 horas e 30 minutos para chegar. Ainda bem que valeu muuuito a pena!

Como chegar: o condomínio Iporanga, que abriga as três praias, está localizado a 25 km do centro do Guarujá. É possível chegar pela estrada Guarujá-Bertioga (km 18,5).

Se você estiver no Guarujá, siga pela estrada após a praia do Perequê. E se você estiver em Bertioga, pegue a balsa sentido Guarujá, e trafegue por mais 4 km.u

Thiago Campos é jornalista. Lívia Duccini é psicóloga. Sonhadores e curiosos, são apaixonados por viagens, gastronomia, escrever e pela simplicidade dos pequenos momentos. Acreditam em um mundo melhor, onde as pessoas possam trabalhar com o que amam e realizar os seus sonhos.
Gostou? Compartilhe!Share on Facebook25Tweet about this on TwitterGoogle+0