“Cidades têm a capacidade de fornecer alguma coisa para todos, apenas porque, e apenas quando, elas são criadas por todos.” – Jane Jacobs.

Embora Caetano tenha eternizado o cruzamento da Avenida Ipiranga com Avenida São João em versos da música “Sampa”, muitos paulistanos ainda têm medo de passear pelo centrão da cidade. Os prédios malcuidados e a presença de moradores de rua podem intimidar alguns, mas o centro velho de SP tem muita vida a oferecer àqueles que decidirem se aventurar pelas suas ruazinhas! E que maneira melhor de experimentar o melhor que a cidade pode oferecer do que sentando numa mesa e realmente provando a história de SP? Pensando nisso, o Zona de Desconforto apresenta 10 restaurantes imperdíveis no centro de SP para você se (re) apaixonar pelo centrinho de Sampa!

O Gato que ri

1. O Gato Que Ri
Comida italiana de primeiríssima servida desde 1951, funciona como restaurante e loja de massas e molhos prontos (produzidos diariamente). Se for para jantar, não deixe de provar as deliciosas pizzas. Se for almoçar, fique nas massas – são a especialidade da casa.
Largo do Arouche, 37/41. Tel: 3331-0089

2. Fuentes
Embora o espanhol tenha nascido em Bauru na década de 1950, chegou na Rua do Seminário, 149 nos anos 1960 e por ali ficou para se tornar um dos restaurantes imperdíveis no centro de SP. Não vá esperando culinária contemporânea, a casa serve pratos tradicionais da culinária espanhola. O ponto alto é a paella, prato valenciano que mistura arroz, frutos do mar, carne de porco e açafrão, que garante a característica cor amarelada.
Rua do Seminário, 149. Tel: 3228-1680

3. Ita
Outro veterano na região da República, o Ita serve um pouquinho de Portugal para os brasileiros com seus diversos tipos de bacalhau, servidos às sextas. Tem ao forno, tem desfiado, tem na cumbuquinha… Não deixe de pedir os sucos, bem servidos e baratíssimos.
Rua do Boticário, 31. Tel: 3223-3845

RINCONCITO PERUANO

4. Riconcito Peruano
Restaurante peruano simples e aconchegante na região da antiga Cracolândia. O local serve comida barata, farta e deliciosa, caso dos ceviches de polvo e do lomo a lo pobre – prato de arroz com pedacinhos de carne, tomate, cebola, batata frita e banana. Afie o portunhol e mantenha a calma na hora de ler o cardápio e fazer o pedido, vai valer a pena. Não deixe de provar a tradicional Inka Kola, refrigerante amarelo neon sabor tutti-frutti.
Rua Aurora, 451. Tel: 8974-2965

TAQUERIA LA CENTRAL

5. La Central
O restaurante recém aberto no térreo do famoso Edifício Copan traz receitas mexicanas autênticas – nada de “tex mex” aqui! Se esbalde nos drinks de tequila e não economize na guacamole, servida com tortillas feitas na casa.
Avenida São Luíz, 140. Tel: 3214-5360

ACROPOLES

6. Acrópoles
A culinária grega costuma ser esquecida pelo paladar paulistano, mas depois de uma visita ao tradicional Acrópoles, vai ser impossível comer polvo da mesma forma. Lá, você vai com o prato até a cozinha para escolher o que comer. A especialidade é polvo, mas não deixe de provar o cordeiro assado, muito saboroso, e o moussaka, uma espécie de lasanha de berinjela e carne moída.
Rua da Graça, 364. Tel: 3223-4386

7. Sujinho
Antigamente conhecido como “bar das putas”, o restaurante recebeu esse apelido por ser frequentado pelas moças depois do expediente, já que aquece estômagos madrugada adentro há mais de 50 anos. Peça a bisteca com batatas fritas à portuguesa e aproveite a noite. Só não esqueça: o lugar não aceita cartões, só dinheiro ou cheques!
Avenida Ipiranga, 1.058. Tel: 3228-8055

8. Rei do Filet
Servindo boêmios da cidade desde 1914, o Rei do Filet manteve seu cardápio inalterado nos últimos 100 anos. É uma heresia pedir algo que não o espesso e suculento filé-mignon com alho frito, marca registrada da casa.
Praça Júlio Mesquita, 175. Tel: 3221-8066

9. Biyou’Z
Embora comandado por uma camaronesa, o Biyou’Z não se restringe a um só país e aposta em pratos de Camarões, do Senegal, do Congo, da Nigéria… Prepare-se para comer muito amendoim e banana, ingredientes presentes em muitos pratos do cardápio. Se estiver afim de arriscar um sabor novo, peça o fufu. É uma espécie de polenta que acompanha os pratos.
Alameda Barão de Limeira, 19 A. Tel: 3221-6806

10. Bar da Dona Onça
E, encerrando a lista, está o famoso Bar da Dona Onça, restaurante no Copan onde reina a comida brasileira. Pense em comida que te satisfaz mesmo: fígado acebolado, arroz de frango com quiabo, dobradinha… Essa é a essência da culinária de Janaina Rueda, a Dona Onça. Aconteça o que acontecer, não saia sem provar o delicioso cheesecake de catupiry com goiabada cascão.
Avenida Ipiranga, 200. Tel: 3257-2016

E você? Já experimentou algum desses restaurantes imperdíveis no centro de SP ou tem alguma indicação para nos passar? Compartilhe com a gente!

Jornalista e curiosa. Escreve sobre arte, gastronomia e outros temas que sempre tem uma palavra chave: inovação. A criatividade é combustível para suas ideias e inspirações, transformadas em pautas diferentes das convencionais.
Gostou? Compartilhe!Share on Facebook74Tweet about this on TwitterGoogle+0