Você é empreendedor e quer ter um negócio ou projeto de sucesso? Conheça 10 atitudes que todo empreendedor deve conhecer para ser bem sucedido:

10 atitudes que fazem toda a diferença no seu projeto

Tenha iniciativa

O empreendedor deve entender os fatos e as necessidades das pessoas e do mercado antes mesmo que isso vire uma tendência ou algo comum. Assim, é preciso sair da zona de conforto e buscar novos referenciais para o seu trabalho e para o seu projeto. Aja com proatividade, antecipando-se as situações. Pesquise sobre a possibilidade de expandir seus negócios. Aproveite oportunidades incomuns para progredir.

Seja persistente

Os resultados não aparecem da noite para o dia. O empreendedor precisa ter a habilidade de enfrentar obstáculos para alcançar o sucesso. Assim, não desista diante de obstáculos. Quando houver desafios, reavalie, insista ou mude os seus planos para superar objetivos.

Saiba correr riscos

Para ter um projeto de sucesso, você deve se comprometer em assumir desafios e responder por eles. Busque avaliar as alternativas para tomar decisões, pois assim poderá reduzir as chances de erros. Desafios moderados são motivadores. Aproveite-os!

Excelência e eficiência

O empreendedor se destaca por sempre buscar fazer o melhor – aprimorar um produto, uma ideia ou um serviço, propor um processo mais eficiente, entender as expectativas do cliente, etc.

Comprometimento

Você irá errar e acertar – e precisa ter o compromisso de assumir as suas ações, sem recorrer às desculpas. Os resultados são frutos do esforço da equipe – e o empreendedor deve saber reconhecer. O compromisso deve ser também com relação ao cliente final e com os investidores que deram apoio à sua ideia.

Busca por conhecimento

É preciso usar o conhecimento em favor do seu negócio ou projeto. É preciso constantemente buscar dados e informações sobre clientes, fornecedores, concorrentes, mercado e sobre o próprio negócio.

Saber estabelecer metas, planejar e monitorar

Você precisa estabelecer metas em curto, médio e longo prazos. E metas devem ser realistas e possíveis de serem seguidas. É importante estabelecer planos de ação com ações semanais para que os resultados sejam tangíveis, mesmo que graduais.

Ser proativo na organização de tarefas, de maneira objetiva, com prazos definidos, com foco nos resultados medidos e avaliados – o empreendedor precisa aprender a trabalhar em etapas.

Networking e persuasão

É preciso aprender a persuadir as pessoas e se relacionar para atingir os objetivos do seu negócio. Crie estratégias para conseguir apoio para seus projetos. Obtenha apoio de pessoas chave para seus objetivos. Desenvolva uma rede de contatos para os melhores relacionamentos comerciais.

Acreditar no projeto

Um projeto em que o empreendedor não acredita, não irá para frente. Se houver dúvidas, reavalie as suas opções. Mantenha-se otimista e motivado, mesmo diante da opinião divergente das outras pessoas.

Inovação

Todo o esforço do empreendedor está em se destacar no mercado, oferecendo produtos e serviços diferenciados, uma nova proposta de atendimento ou um conceito de personificação do negócio bem inusitada. Foque naquilo que o mercado ainda não possua e explore novos nichos.

Thiago Campos é jornalista. Lívia Duccini é psicóloga. Sonhadores e curiosos, são apaixonados por viagens, gastronomia, escrever e pela simplicidade dos pequenos momentos. Acreditam em um mundo melhor, onde as pessoas possam trabalhar com o que amam e realizar os seus sonhos.
Gostou? Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on TwitterGoogle+0